Uma casa inteligente vale a pena? Realmente e de FUTURO?
INTERNET DAS COISAS IoT
uma casa inteligente vale a pena?
O que é?, como Funciona na vida?, e será o futuro?
O que é a ARQUITETURA DE INTERNET DAS COISAS (IoT)?
é o modo como os objetos físicos estão conectados e se comunicando entre si e com o usuário, através de sensores e softwares e transmitindo informações por redes, Como se fosse um grande sistema nervoso que possibilita a troca de informações entre dois ou mais pontos.
Esses dispositivos incluem aparelhos de tecnologia diários, como smartphones e wireless, dispositivos domésticos inteligentes, como medidores inteligentes, bem como dispositivos industriais, como máquinas inteligentes. Esses dispositivos inteligentes conectados são capazes de reunir, compartilhar e analisar informações e criar ações de acordo.
Na arquitetura de IoT, tanto eletrodomésticos, lâmpadas, portas, janelas e cortinas, lava roupas, carros, máquinas, computadores e smartphones, Desde um relógio ou uma geladeira, Qualquer utensílio são conectadas à internet. Assim, é possível acessá-los remotamente sempre que necessário.
Suas possibilidades são inúmeras, a Internet das Coisas está transformando nossa relação com a tecnologia, mudando o modo como interagimos com o mundo e, principalmente, o modo como o mundo interage conosco.
Como funciona a ARQUITETURA DE INTERNET DAS COISAS (IoT)?
Os dispositivos IoT usam sensores e processadores para coletar e analisar dados adquiridos em seus ambientes. Os dados coletados dos sensores serão compartilhados ao serem enviados a um gateway ou a outros dispositivos IoT. Em seguida, ele será enviado e analisado na nuvem ou analisado localmente, e assim seu equipamento fará a função estabelecida remotamente.
Como usufruir desta tecnologia em casa?
A ideia é que logo mais não seja necessária muita infraestrutura para usufruir dos benefícios de uma casa inteligente. Basta ter uma casa preparada para a IoT, com uma excelente conexão à internet. Neste ponto, você já pode ir se adiantando e investir em um plano de banda larga eficiente e um roteador para levar o sinal de internet para todos os cantos da casa.
Tenho que me preocupar com a PRIVACIDADE E SEGURANÇA ?
Dada a quantidade de dados gerados pelos dispositivos IoT, haverá muitas preocupações, Uma vez que os dispositivos são conectados à Internet, eles se tornam vulneráveis a possíveis violações de segurança na forma de hacking, phishing, etc. Vazamentos freqüentes de dados da mídia social levantam sérias preocupações sobre os padrões de segurança da informação no mundo atual; Se a IoT se tornar a próxima nova realidade, esforços sérios para criar bancos de segurança rígidos precisam ser priorizados.
Porque colocaria IoT na minha casa?
valor do imovel que supera os 20% no valor da casa sem tecnologia. (no próximo vídeo vamos falar de valores para instalação de IoT na sua casa.
A internet do homem está limitado, nosso corpo tem cinco sentidos e nosso smartphone tem mais de meio dúzia de sentidos
muitos dos quais são projetados para me tornar mais inteligente. Esses “sentidos” são feitos para aumentar o meu, trabalhando comigo para elogiar minha existência como uma fonte de dados viva. Por conta própria, sem qualquer intervenção humana, um smartphone não é muito inteligente. O que é o aplicativo de saúde da Apple sem dados? O que é o Google Maps sem movimento? quando vamos para a fazenda sem conexão de internet, ja nao mas ficamos um dia, parece que estamos offline.
mais exemplos como o Uber, AirBnB, amazon, jogos online, são a parte integrante da nossa realidade.
A maior empresa hoteleira do mundo é a Airbnb e eles não possuem hotéis.
O maior varejista do mundo é a amazon e eles não possuem nenhuma loja.
A maior empresa de aluguel de automóveis do mundo é a Uber e eles não possuem carros.
Vamos colocar na nossa imaginação e, vamos usar um exemplo do nosso dia-a-dia, onde é possível perceber que, na verdade, essa tal de Internet das Coisas fará mudanças na nossa vida.
ao levantar de manhã, seu despertador, conectado com o seu calendário, te acorda na hora certa.
As luzes do seu quarto se acendem, a cortina abre automaticamente. Antes disso, sua cafeteira já começou a fazer o café, e a torradeira começa a esquentar o seu pão.
Quando você entra no carro, a sua música favorita começa a tocar. Seu carro também pode ter acesso ao seu calendário e contatos, e automaticamente saberá a melhor rota a ser tomada para atingir seu destino.
Dentro do carro, você poderá ir lendo ou dormindo mais um pouco, pois ele também faz parta da Internet das Coisas, e como um veículo autônomo, pode dirigir sozinho de forma segura, comunicando-se com outros carros e com a infraestrutura da cidade.
Quando os objetos passam a antecipar as nossas necessidades, as tarefas rotineiras do dia-a-dia serão otimizadas.
poderíamos aqui ficar listando inúmeras maneiras de te convencer desta tecnologia, mas não é necessário pois essa realidade estamos sentindo na nossa vida na prática dentro de casa.
Realmente e de FUTURO?
No departamento de pesquisa Statistica vemos aqui a informação levantada em todos os continentes.
Podemos ver a casa do blogger João Caetano Quando ele mostra o som integrado na casa toda.
CONCLUSÃO:
Conectando os equipamentos e mais prático e confortável.
Todos os dispositivos dentro da casa podem ser comandados remotamente por aplicativos de smartphones, tablets e outros.
Isso hoje chamamos de IoT (internet das coisas), e com o avanço da internet das coisas (IoT) os equipamentos eletro eletrônicos processa e executam funções que foram programados pelos operadores, sendo assim no futuro nossos equipamentos estão funcionando com inteligência artificial…
FONTES
https://www.statista.com/aboutus/our-research-commitment
SOBRE: estatísticas de crescimento.
Comentários
Postar um comentário